Produtos
Oléos Essenciais
Os óleos essenciais nascem não só da destilação por arraste a vapor, mas também do processo da hidrodestilação de plantas aromáticas ou mesmo da prensagem das cascas dos frutos cítricos. Paralela a essas formas tradicionais, a tecnologia atual permite extrações mais completas. Porém, a arte do fogo, tão difundida pelos antigos alquimistas, continua sendo a forma mais acessível para a obtenção dos óleos essenciais, cujas moléculas aromáticas constituem a forma de comunicação entre a planta e o mundo que a cerca, seja como forma de defesa, seja como atrativo à polinização. O óleo essencial constitui então a identidade do ser vegetal.
Hidrolatos
A denominação hidrolato surgiu da junção dos termos hidro (=água) mais lato (=leite), significando água leitosa. A depender da matéria prima destilada, essa é a aparência do hidrolato. Mais sutil e mais delicado, porém não menos potente, o hidrolato é a água que percorreu toda a massa verde, carregando consigo princípios hidrossolúveis, sais minerais e até 0,2% de moléculas aromáticas. Como as águas aromáticas, o seu uso acompanha o da matéria-prima que o originou. Tem duração mais longa, podendo chegar a até 2 anos, desde que bem conservado. Também atua nos campos psico-físico-energético, bem como nos ambientes e na cosmética.
USO DO ÓLEO E HIDROLATO COM RESTRIÇÃO. POR FAVOR, PROCURE UM PROFISSIONAL. NÃO SE COLOQUE EM RISCO.
Vinagres Vivos
O vinagre A Graça de Maria é totalmente artesanal, elaborado a partir da matéria-prima 100% orgânica, cultivada no próprio sítio. São vinagres vivos, que preservam a colônia de “bactérias do bem”, também chamada de madre, a mãe do vinagre. E por isso, caso surja alguma matéria no interior do vidro, é somente a multiplicação da madre, pois ela continua se reproduzindo, mesmo depois do vinagre envasado.
Muito se fala do vinagre de maçã, mas poucos sabem que podemos fazer vinagres de absolutamente tudo: ervas, raízes, frutas… E todos vão trazer os benefícios da matéria-prima com que são feitos. Com usos variados, os vinagres podem ser usados não só na culinária, mas para limpar a pele e enxague dos cabelos… um uso na saúde, por exemplo, é o de massagear as pernas com o vinagre de banana no caso de câimbras!
O sítio A Graça de Maria elegeu cinco matérias-primas: açaí, aroeira-pimenteira, banana, coco, manjericão e mel. Cada tipo de vinagre preserva as qualidades nutricionais e o benefício de sua matéria-prima.
E quando esses benefícios são aliados às frutas e ervas aromáticas, como o limão e a menta? Pois o melito é exatamente isso. Através de um processo longo, o mel, como solvente, vai absorvendo as propriedades medicinais da menta ou do limão siciliano, que sob um calor doce e suave, vai cedendo as suas propriedades medicinais ao mel. E ao fim de dois ou de até três meses, esse processo terá se completado e o melito, pronto para ser consumido!
Açaí: anti-oxidante e energético;
Aroeira-pimenteira: anti-inflamatório;
Banana: rico em potássio, ótimo para quem pratica esportes;
Coco: hidratante;
Mel: energético;
Manjericão: uma delícia nas saladas!!!
Vale a pena mencionar que todos os vinagres, inclusive o Oxymel, são purificadores energéticos e que assim sendo, sempre irão promover alguma limpeza nesse campo.
Mel Silvestre da Mata Atlântica
Tradicionalmente conhecido como um superalimento, há milhares de anos, o mel vem sendo consagrado pelos diversos benefícios que proporciona à saúde, especialmente ao sistema imunológico, aparelho digestivo, como expectorante, energético, probiótico, enfim os benefícios são tantos, que fica até difícil de enumerar.
Oxymel
Oxymel, o que é?
Oxymel é um elixir preparado como o melito, só que ao invés de unirmos o mel às ervas, aqui ele se une ao vinagre de maçã, dando origem ao Oxymel, um elixir milenar, provavelmente oriundo no Egito antigo. Em um longo processo, o mel é colocado em circulação por 2/3 meses com o vinagre, tornando-se quase um licor!
O Oxymel, unindo o doce do mel à acidez do vinagre de maçã, pode ser usado em saladas, marinadas e como uma bebida refrescante, se diluído em água gaseificada. Mas também ser ingerido pela manhã em jejum, meia hora antes do café da manhã, promovendo um detox, em função da ação purificadora do vinagre de maçã. O Oxymel atravessou os séculos, sendo sempre considerado como um estimulante do aparelho digestivo e desobstrutor das vias respiratórias.
Oxymel com cúrcuma, o que é?
O mesmo processo do Oxymel, mas aqui, além do vinagre de maçã, o mel circula com a cúrcuma, potencializando o seu efeito medicinal.
O Oxymel, unindo o doce do mel à acidez do vinagre de maçã, pode ser usado em saladas, marinadas e como uma bebida refrescante, se diluído em água gaseificada. Mas também ser ingerido pela manhã em jejum, meia hora antes do café da manhã, promovendo um detox, em função da ação purificadora do vinagre de maçã. O Oxymel atravessou os séculos, sendo sempre considerado como um estimulante do aparelho digestivo e desobstrutor das vias respiratórias.
Própolis
A própolis A Graça de Maria é 100% oriunda do mel, produzido no sítio. Através de um longo processo em que o mel é coletado, fermentado, para que daí seja produzido o álcool, onde será mergulhada por 60 dias a própolis, coletada nos pés das ervas, arbustos e árvores que nascem espontaneamente na propriedade.
Açafrão da Terra e Gengibre
Açafrão da terra / Turmérico
De cor dourada, o açafrão da terra A Graça de Maria é totalmente artesanal. Plantado, colhido, seco ao sol e moído em nosso sítio, ele mantém todas as propriedades nutricionais e energéticas que o tornaram famoso na medicina Ayurvédica.
Originária da Índia, a cúrcuma/ açafrão da terra é uma planta herbácea, cuja raiz traz inúmeros benefícios à saúde humana potente anti-inflamatório, cicatrizante, digestiva, artrite… a cúrcuma vem sendo usada há milhares de anos pelos indianos, sendo uma das ervas mais importantes da ayurveda. O seu uso vai do tingimento dos mantos dos monges ao uso como medicamento, passando pela cosmética.
A cúrcuma do sítio A Graça de Maria é produzida e processada no sítio_ o que quer dizer: plantada, colhida, lavada e seca ao sol, para depois ser pulverizada e transformada em um pó dourado.
Quente, apimentado e picante são alguns dos atributos do gengibre. Tal qual o açafrão da terra, o gengibre do sítio A Graça de Maria cumpre um ciclo artesanal, do plantio ao processamento de seu rizoma em um pó de cor suave. Na Ayurveda, o gengibre é considerado uma planta indispensável. E a Medicina Tradicional Chinesa exalta as suas virtudes sobre o baço, o estômago e os pulmões.
Melitos
Melitos são preparações feitas a partir da combinação do mel com ervas, especiarias ou frutas em um processo de lenta maceração, no qual o mel absorverá as propriedades medicinais e aromáticas desses ingredientes, resultando em um produto final enriquecido e saboroso. Essa técnica oferece uma maneira única de desfrutar dos benefícios tanto do mel quanto das ervas ou frutas utilizadas, proporcionando uma experiência sensorial e terapêutica.
Também trabalhamos com sabonetes em barra e líquidos, difusores de ambiente, óleos de massagem e outros produtos naturais. Aceitamos pedidos diferenciados, fora de catálogo.
- Alecrim pimenta/ Lippia sidoides: ação, movimento, bom ânimo, vitalidade. EVITE O USO SEM ORIENTAÇÃO. PODE CAUSAR QUEIMADURAS.
- Araçá do campo/ Psidium cattleianum
- Aroeira pimenteira (folhas)/ Schinus terebinthifolia: força, determinação, foco, serenidade.
- Arruda/ Ruta graveolens: limpeza, proteção energética.
- Artemísia chinesa/ Artemisia annua
- Boldo brasileiro/ Plectranthus barbatus
- Canela branca/ Nectandra membranacea: sentimento de pertencimento, ousadia, fé, inteireza, fidelidade.
- Capixingui/ Croton floribundus
- Cedro do mato/ Juniperus brevifolia
- Chicória do Pará/ Eryngium foetidum
- Cipó mil homens/ Aristolochia cymbifera
- Coentro de espinho/ Eryngium campestre
- Colônia (rizomas)/ Alpinia zerumbet: bem-estar, ancoramento, confiança, combate a impaciência, clareza de visão.
- Erva cidreira/ Lippia alba: positividade, aprendizagem, auxilia nos momentos difíceis, trabalha as relações.
- Escova de garrafa/ Callistemon viminalis
- Eucalipto citriodora/ Corymbia citriodora: estimula a mente, trazendo clareza e purificando o campo emocional.
- Falso cardamomo (folhas)/ Alpinia malaccensis: quebra de couraças e dores profundas, auxilia na mudança de padrões e combate o sentimento de culpa, trazendo novos ares.
- Falso cardamomo (rizomas)/ Alpinia malaccensis
- Gengibre (rizomas)/ Zingiber off: vigor, ação, clareza mental, estar desperto.
- Gengibre amargo (rizomas)/ Zingiber zerumbet: superação, determinação, autoconscientização, atenção, observação, equilíbrio.
- Gerânio hortelã-pimenta/ Pelargonium tomentosum: traz um novo olhar para as questões mais sutis e espirituais da realidade.
- Grumixama/ Eugenia brasiliensis
- Guaçatonga/ Casearia sylvestris: maturidade, aceitação, ritmo, tomar posse de si, otimismo.
- Guaco/ Mikania glomerata: alegria, valorização do que temos, conquista e reconhecimento.
- Hortelã silvestre/ Mentha spicata
- Jaborandiba (aperta-ruão)/ Piper aduncum: alegria, determinação, desapego.
- Lantana/ Lantana camara: equilíbrio entre os extremos, fortaleza, simplicidade, nutrição, cuidar, autoconhecimento.
- Lavanda brasileira/ Lavanda dentata: estimulante e revigorante.
- Limão siciliano LFC/ Citrus limon: força, alegria, purificação, vitalidade, brilho.
- Losna/ Artemisia absinthium
- Macassá/ Aeollanthus suaveolens
- Malvarisco/ Plectranthus amboinicus
- Manjericão limão/ Ocimum x citriodorum
- Manjerona doce/ Origanum majorana: acolhimento, trabalha os medos, preocupações, acalmando a mente e trazendo para o momento presente.
- Maria preta/ Cordia polycephala
- Melissa/ Melissa officinalis: equilíbrio, harmonia, insônia, calmante.
- Murta dos jardins/ Murraya paniculata
- Nega mina/ Siparuna guianensis: limpeza energética, estabilidade e equilíbrio, desenvolve uma visão mais clara das situações.
- Olguinha/ Tanacetum parthenium
- Orégano de Cuba/ Plectranthus amboinicus “variegatus”
- Palmarosa/ Cymbopogon martinii: equilíbrio, foco, combate a depressão, antiestresse.
- Pau de Angola/ Piper alatipetiolatum
- Petitgrain laranja doce/ Citrus sinensis var. dulcis
- Petitgrain limão cravo/ Citrus limonia
- Petitgrain limão galego/ Citrus aurantifolia
- Picão amarelo/ Bidens rubifolia
- Pimenta da Jamaica/ Pimenta dioica: trabalha questões de conflitos gerados por visões antagônicas, conforto em momentos de dor.
- Pitanga/ Eugenia uniflora: auxilia a finalizar processos.
- Pitanga de cipó/ Varronia guazumifolia
- Priprioca/ Cyperus articulatus: aterramento, foco nos objetivos, vitalidade, concentração, coletividade, proteção.
- Sálvia mexicana/ Salvia leucantha
- Tanaceto/ Tanacetum vulgare
- Tomilho qt timol/ Thymus vulgaris: combate a procrastinação, trazendo energia e vitalidade para a concretização dos objetivos. Acende o fogo interno.
- Tomilho limão/ Thymus citriodorus
- Tulsi/ Ocimum tenuiflorum: tônico, vitalidade, proteção, limpeza, concentração, fé, compaixão, clareza espiritual.
- Vetiver/ Chrysopogon zizanioides: ajuda a ancorar no momento presente. Acalma, trabalha a autoconfiança, combatendo o medo do futuro.
- Vitex/ Vitex agnus -castus: fluidez, adaptabilidade, insônia, desenvolvimento espiritual.