Hidrolato: Alevante

Nome científico: Mentha citrata

Família: Lamiaceae

Óleo que limpa e purifica, favorecendo energeticamente a vitalidade e o encorajamento. Cria um manto de proteção. Ótimo para ser usado em momentos delicados, de falta de energia, cansaço e estresse. Traz serenidade, sustentação interna, força e coragem.

ÓLEO ESSENCIAL: adstringente, tônico cutâneo, sedativo, relaxante muscular, digestivo, revigorante, enxaquecas, mucolítica.

No campo emocional, ajuda na superação dos estados de exaustão física e emocional e na expressão dos sentimentos com leveza e doçura. Promove abertura a novas experiências com ousadia e criatividade. Traz clareza ao nível espiritual. O seu HIDROLATO equilibra, acalma, promovendo a concentração e é ótimo para as peles desvitalizadas.

DESTILAÇÃO: por arraste a vapor de caules e folhas.

MEDITAÇÃO: uma presença me envolve, aguça os meus sentidos. Sinto o meu coração batendo firme. Estou plenamente consciente deste momento. Há um olhar atento observando o que que acontece ao meu redor. Vitalidade, energia, presença e consciência.

Massagem

Massageie as palmas das mãos com algumas gotas do OE de alevante, diluído em algum óleo carreador e diante do rosto, bata palmas diversas vezes. Assim, você ativa o chacra do coração ao mesmo tempo em que sente o perfume.

Modo de uso

USO DO ÓLEO E HIDROLATO COM RESTRIÇÃO. POR FAVOR, PROCURE UM PROFISSIONAL. NÃO SE COLOQUE EM RISCO.

Os óleos essenciais nascem não só da destilação por arraste a vapor, mas também do processo da hidrodestilação de plantas aromáticas ou mesmo da prensagem das cascas dos frutos cítricos. Paralela a essas formas tradicionais, a tecnologia atual permite extrações mais completas. Porém, a arte do fogo, tão difundida pelos antigos alquimistas, continua sendo a forma mais acessível para a obtenção dos óleos essenciais, cujas moléculas aromáticas constituem a forma de comunicação entre a planta e o mundo que a cerca, seja como forma de defesa, seja como atrativo à polinização. O óleo essencial constitui então a identidade do ser vegetal, a sua alma!

Já o termo hidrolato surgiu da junção dos termos hidro (=água) mais lato (=leite), significando água leitosa. A depender da matéria prima destilada, essa é a aparência do hidrolato. Mais sutil e mais delicado, porém não menos potente, o hidrolato é a água que percorreu toda a massa verde, carregando consigo princípios hidrossolúveis, sais minerais e até 0,2% de moléculas aromáticas. Como as águas aromáticas, o seu uso acompanha o da matéria-prima que o originou. Tem duração mais longa, podendo chegar a até 2 anos, desde que bem conservado. Também atua nos campos psico-físico-energético, bem como nos ambientes e na cosmética.