Hidrolato: Vick

Nome científico: Mentha arvensis

Família: Lamiaceae

Planta herbácea, nativa da Europa, conhecida desde a antiguidade. Na Bíblia, ela aparece como dízimo. Para os árabes, é quase sagrada, o seu perfume pode ser sentido em todas as casas. São inúmeras espécies e variedades, o que torna a identificação correta quase uma missão impossível! É um óleo lindo de se destilar, pois a depender da temperatura, ele cristaliza, formando verdadeiras esculturas.

ÓLEO ESSENCIAL: anestésico, analgésico, antinociceptivo, anti-infeccioso, tônico estimulante, digestivo, antipruriginoso.

No campo emocional, acalma, fortalece a criatividade, trabalha a concentração, clareia a mente, dispersa a ansiedade. O seu HIDROLATO traz leveza e energia. É bom para quem sofre com a oleosidade do couro cabeludo e combate a queda capilar.

DESTILAÇÃO: arraste a vapor das folhas.

MEDITAÇÃO: Abro o peito, dilato as minhas narinas, deixo o ar entrar e sair num movimento suave e cadenciado, clareando a minha mente. A vida desponta mais leve. Levanto e vou ao seu encontro.

Modo de uso

USO DO ÓLEO E HIDROLATO COM RESTRIÇÃO. POR FAVOR, PROCURE UM PROFISSIONAL. NÃO SE COLOQUE EM RISCO.

Os óleos essenciais nascem não só da destilação por arraste a vapor, mas também do processo da hidrodestilação de plantas aromáticas ou mesmo da prensagem das cascas dos frutos cítricos. Paralela a essas formas tradicionais, a tecnologia atual permite extrações mais completas. Porém, a arte do fogo, tão difundida pelos antigos alquimistas, continua sendo a forma mais acessível para a obtenção dos óleos essenciais, cujas moléculas aromáticas constituem a forma de comunicação entre a planta e o mundo que a cerca, seja como forma de defesa, seja como atrativo à polinização. O óleo essencial constitui então a identidade do ser vegetal, a sua alma!

Já o termo hidrolato surgiu da junção dos termos hidro (=água) mais lato (=leite), significando água leitosa. A depender da matéria prima destilada, essa é a aparência do hidrolato. Mais sutil e mais delicado, porém não menos potente, o hidrolato é a água que percorreu toda a massa verde, carregando consigo princípios hidrossolúveis, sais minerais e até 0,2% de moléculas aromáticas. Como as águas aromáticas, o seu uso acompanha o da matéria-prima que o originou. Tem duração mais longa, podendo chegar a até 2 anos, desde que bem conservado. Também atua nos campos psico-físico-energético, bem como nos ambientes e na cosmética.